COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Obrigatória: Não

Carga Horária: 60

Créditos: 4

OBJETIVOS:
Compreender os principais algoritmos utilizados na Computação Gráfica. Empregar e desenvolver técnicas de Computação Gráfica em situações práticas.

EMENTA:
Estudo dos fundamentos da Computação Gráfica e suas aplicações, incluindo-se análise e implementação de algoritmos para a modelagem e visualização geométrica, assim como de técnicas de realismo.

PROGRAMA:
1) Introdução geral à Computação Gráfica: Conceitos básicos.

2) Geometria Espacial: Representação de objetos, formas de representação e transformação de Pontos em objetos gráficos.

3) Visualização Bidimensional: Sistemas de referência de coordenadas, transformação de coordenadas, ampliação/redução de um cenário bidimensional e recorte bidimensional.

4) Visualização Tridimensional: Câmera sintética, sistemas de referência de coordenadas, afastamento angular e altura angular, ângulo de visualização, conversões entre sistemas de coordenadas, visualização de cenários tridimensionais, operações geométricas, modelagem tridimensional e Recorte tridimensional.

5) Rendering: Remoção de faces ocultas em objetos convexos, Z-buffer, Gouraud e Phong.

6) Ray-Tracing: Remoção de elementos ocultos, sistemas de iluminação, tratamento de cores, efeitos de sombreamento, mapeamento de texturas, reflexão em objetos e transparência.

Bibliografia:

FOLEY, J. et al. Computer graphics: principles and practice. 2. ed. Reading, MA: Addison-Wesley, 2000.

ROGERS, D. (ed.) Computer graphics techniques: theory and practice. New York, NY: Springer-Verlag, 1990.

ANGLE, Edward. Interactive Computer Graphics: a top-down approach with OpenGL. 2a. ed. Reading: Addison-Wesley, 2000.

AZEVEDO, E. Computação Gráfica - Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

HILL, F. S. Computer Graphics. New Jersey: Prentice Hall, 2001.

WATT, A. 3D Computer graphics. 3. ed. Harlow: Addison-Wesley, 2000.

WATT, A. and WATT, Advanced Animation and Rendering Techniques : Theory and Practice, Addison-Wesley , 1996.

WRIGHT, R. S. OpenGL SuperBible. 2a. ed. Indianapolis: Waite Group Press, 2000.