Projeto

IMPLEMENTAÇÃO DE FILTROS ADAPTATIVOS EM FPGA PARA CANCELAMENTO DE ECO ACÚSTICO

Linha de Pesquisa: PROCESSAMENTO DE SINAIS E PADRÕES
Início: 2005
Coordenador: Sergio José Melo de Almeida

Descrição:
O objetivo geral deste projeto está centrado na implementação em FPGA de arquiteturas dedicadas de filtros adaptativos para cancelamento de eco acústico. Os objetivos específicos são divididos nas seguintes etapas:
- Implementação em FPGA de arquiteturas dedicadas de operadores aritméticos e filtros digitais. A implementação destas arquiteturas serve como parâmetro e embasamento para estabelecimento de uma metodologia de prototipação de circuitos digitais destas áreas.
- Exploração arquitetural das diferentes arquiteturas específicas para os algoritmos propostos. Esta exploração arquitetural visa a implementação de diferentes arquiteturas de circuitos, considerando aspectos de área, atraso e consumo de potência, que servem como parâmetro para a escolha da melhor alternativa arquitetural destes circuitos para determinadas aplicações, no caso em estudo, filtragem adaptativa.
- Implementação de algoritmos adaptativos em FPGA. A importância da implementação de arquiteturas dedicadas dos algoritmos de filtragem adaptativa, deve-se a possibilidade de aplicação destas estruturas dedicadas em diversas áreas da engenharia elétrica como por exemplo, sistemas de comunicações, automação e controle, tratamento de sinais, etc.


Financiamento: CNPq (Edital Universal)
Período: Junho/2005 a Maio/2007
Participantes:
- EDUARDO ANTONIO CÉSAR DA COSTA
- SÉRGIO JOSÉ MELO DE ALMEIDA