A Cidade de Pelotas

A cidade de Pelotas, fundada em 1812, é ao mesmo tempo um pólo comercial na região sul do estado do Rio Grande do Sul, uma cidade universitária, um pólo turístico e um componente muito importante do patrimônio histórico gaúcho.

Situada a 256 Km de Porto Alegre, Pelotas é servida por linhas de ônibus que a ligam às principais cidades da Zona Sul do estado. A ligação com Porto Alegre é feita por uma linha de ônibus, os quais partem quase que de hora em hora. O tempo da viagem é de 3h15min (em geral, exatos!). O tempo da viagem até Santa Maria, no centro do estado, é de cerca de 4h por automóvel, um pouco mais por ônibus.

Como cidade universitária, Pelotas abriga cinco instituições de ensino superior: a UCPel (Universidade Católica de Pelotas), a UFPEL (Universidade Federal de Pelotas), o CEFET-RS (Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Sul), as Faculdades Atlântico Sul e a Faculdade de Tecnologia SENAC

Junte-se a isso, ainda, as instituições situadas em cidades vizinhas: a FURG (Fundação Universidade Federal de Rio Grande), da cidade de Rio Grande, e a URCAMP (Universidade Federal da Campanha), da cidade de Bagé.

Como cidade histórica, Pelotas foi um pólo econômico, social, político e cultural do estado e do país durante todo o século XIX e inícios do século XX, atingindo seu apogeu no período entre 1860 e 1920. Esse período deixou marcas diversas (hábitos, prédios, rememorações) na cidade e na sua gente.

O centro histórico da cidade é rico em prédios com o estilo eclético característico do período, produtos da riqueza provinda da indústria do charque, que florescia então. O prédio da Reitoria da UCPel é um dos belos exemplos desse conjunto arquitetônico.

O turismo está em plena expansão, com base nas atrações históricas, nos recantos ecológicos das colônias em torno da cidade, e nos balneários da Lagoa do Patos, especialmente a Praia do Laranjal. É importante também a proximidade da cidade à fronteira com o Uruguai. Montevidéo, a capital do Uruguai, fica a cerca de 6h de viagem. A cidade fronteiriça do Chuí, centro de comércio "free shop", no caminho para Montevidéo, fica a cerca de 266 Km.

A capacidade hoteleira de Pelotas é atualmente de cerca de 1.500 acomodações, mas está sendo ampliada e renovada, depois de um longo período em que não se expandiu. Há uma variedade de (ótimos) restaurantes. Teatro, cinema e shows musicais são atividades permanentes.

A estrutura e o ritmo da cidade são particularmente favoráveis à população estudantil, que migra para Pelotas durante seu período de estudos de graduação e pós-graduação. O custo de vida é de 20 a 30% mais barato do que em Porto Alegre, especialmente em relação à habitação e à alimentação.


A Link para o CD-ROM "Pelotas - Qualidade de Vida e Bons Negócios", elaborado pela Prefeitura de Pelotas.