Voltar

Fundamentos da Computação

A linha de Fundamentos da Computação constitui uma característica importante do PPGInf/UCPel: por formação e por tradição, o Grupo de Pesquisa em Matemática e Fundamentos da Computação é o grupo de pesquisa mais antigo (contemporâneo do Grupo de Inteligência Artificial) e é também o grupo com o maior contingente de pesquisadores.

Esse grupo atua nos temas das duas linhas de pesquisa (Fundamentos da Computação e Computação Científica), mas sempre procurandodistinguir os dois tipos de trabalhos. Atua também na linha de Inteligência Artificial.

A pesquisa realizada em Fundamentos da Computação é considerada estratégica para o Programa, pelas repercussões teóricas e conceituais que tem tido sobre as demais áreas, influenciando-as nas abordagens matemático-formais que terminam adotando.

Essa influência é visível nos trabalhos das linhas de Computação Científica e de Inteligência Artificial (adoção de modelos de domínios, tratamento formal de abordagens aproximativas e qualitativas, etc), e começa a ser visível também na linha de Processamento Paralelo e Distribuído, pela integração a essa linha de disciplina teórica voltada para as teorias de processos concorrentes e os modelos formais de sistemas paralelos e distribuídos (disciplina de Teoria dos Processos Concorrentes).

O PPGInf acredita que essa marca de formação teórico-formal pode ser incorporada com sucesso pelos seus alunos, tendo como conseqüência uma ampliação do grau de solidez do perfil profissional dos mesmos, contribuindo de modo significativo para o prosseguimento de seus estudos em nível de doutorado.

Além disso, para os alunos que demandarem especificamente a linha de Fundamentos da Computação, o PPGInf se constitui em uma alternativa consistente para a formação profissional básica nessa àrea, não apenas em termos das disciplinas que podem ser cursadas, mas também em termos dos assuntos de pesquisa inovadores que podem ser trabalhados pelos alunos em sua dissertações (Teoria da Computação Interativa, Semântica da Computação Quântica, etc.)

Professores:

Antônio Carlos da Rocha Costa
Graçaliz Pereira Dimuro
Renata Hax Sander Reiser

Principais temas de pesquisa:

Modelos Semânticos Baseados em Espaço e Tempo
Teoria da Computação Interativa
Domínios qualitativos e Espaços Coerentes
Modelos de Processos Concorrentes
Modelos e Linguagens para Computação Quântica

Disciplinas relevantes:

Disciplinas Básicas:
- Estruturas de Dados
- Teoria da Computação
- Arquitetura e Organização de Computadores

Disciplinas Específicas:
- Teoria dos Processos Concorrentes
- Introdução à Teoria dos Domínios
- Teoria das Categorias
- Tópicos Especiais em Fundamentos da Computação

Disciplinas Adicionais:
- Computação Flexível
- Lógica para Inteligência Artificial
- Sistemas Evolutivos
- Introdução ao Processamento Paralelo e Distribuído
- Processamento de Sinais

Voltar